Hoje, 05 de novembro celebramos uma data muito importante para o nosso país, o Dia Nacional da Cultura, data oportuna para celebrar toda a nossa riqueza cultural brasileira. As contribuições dos diversos povos, que compõem esse mosaico cultural, a nossa diversidade cultural, seja ela na cultura popular, no artesanato, na literatura, na música, no teatro, na dança, nas artes visuais dentre outras multiplicidades culturais.
Em 15 de maio de 1970, a Lei nº 5.579 instituiu o Dia Nacional da Cultura, comemorado a 5 de novembro de cada ano. O Dia da Cultura, foi escolhido em homenagem ao nascimento de Rui Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, jurista, jornalista, político, diplomata e escritor.
Precisamos valorizar os fazedores de cultura, em especial aos que se encontram na ponta do setor cultural, aqueles que fazem parte da economia criativa do nosso país, ou melhor dizendo, aos pequenos artesãos que fazem seus artesanatos para comercializar e ter o seu sustento. Também não podemos esquecer da valorização da cultura do interior da Bahia, tão rica de festividades e manifestações culturais, como, por exemplo, da Folia de Reis, uma manifestação marcante na nossa região de Cordeiros-Condeúba. Salve a cultura popular!!!
Yan Roberto – Estudante de Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Fonte: Portal Folha de Condeúba