Entenda o que é este termo hoje mesmo.
Mesmo se você não fala inglês, provavelmente já usou o termo check-in (ou pelo menos já ouviu falar dele). No aeroporto, significa dar início ao processo de embarque. No hotel, é o primeiro passo para poder se hospedar.
E de checkout, você já ouviu falar? O significado é o posto ao de check-in. Ao invés de começar um processo, fazer o checkout significa encerrar um processo. No mundo das lojas virtuais, especificamente, significa encerrar o processo de compra.
O usuário seleciona um produto que deseja comprar na sua loja (ou vários), coloca no carrinho e então se dirige para fechar a compra. Esse é o momento do checkout. De forma resumida, é todo o procedimento que vai desde o cadastro do usuário (se ele não for cliente), passando pela seleção do endereço de entrega a cálculo de frete até o pagamento.
Sabe por que ele é tão importante? Estudos indicam que mais de 70% dos usuários desistem da compra nesse momento. Fazendo um paralelo com as lojas físicas, é um número alarmante. Nos shoppings ou supermercados, se um cliente escolhe um produto e o leva até a fila do caixa, raramente desiste.
Por isso é tão importante ficar de olho no seu checkout e ver se ele está funcionando direitinho. Um bom checkout tem, antes de mais nada, um cadastro muito simples. Avalie quais são as informações realmente vitais para fazer a venda e não exija que o usuário preencha um monte de campos irrelevantes.
Também vale a pena observar se há um sistema rápido e prático de cálculo do frete na página do checkout e se estão disponíveis outras informações importantes, como o tempo de entrega e política de devolução.
Outro fator importante é oferecer várias opções de pagamento. Se você restringir muito as alternativas, o cliente pode não ter como pagá-lo.
Resumindo, ter um bom checkout pode fazer a diferença entre concretizar uma venda e perder um cliente. Ainda bem que a Loja Virtual da NS Publicações resolve tudo isso para você, sem complicação!
*Informação retirada integralmente do site Uol meu negócio
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay