O Dia do Cinema Nacional é comemorado hoje, 19 de junho. Em 2021, outra importante data: 90 anos de uma obra prima: o longa “Limite”, de Mário Peixoto, um filme silencioso sobre a finitude humana, restaurado por Saulo Pereira de Mello. Limite estreou em 1931 no cinema Capitólio, na Cinelândia, berço cultural do Rio de Janeiro.
A obra ganhou destaque nacional e internacional nas mãos do aclamado cineasta brasileiro Walter Salles, que teve papel fundamental na preservação do filme “Limite”.
A data, 19 de junho, foi instituída pela Ancine por causa das primeiras imagens em movimento capturadas pelo italiano Afonso Segreto no Brasil em 1898, mas há controvérsias, segundo a pesquisadora e crítica de cinema Maria do Rosário Caetano.
O cinema nasceu em 1895 e chegou ao país três anos depois, o cineasta e professor Silvio Tendler relembra o surgimento do cinema no Brasil. Tatá Amaral é uma das grandes cineastas da retomada do cinema nacional nos anos 90, tempo em que fazer cinema era para poucos.
Edição: Bianca Paiva/ Marizete Cardoso
Fonte: Agência Brasil – EBC
Foto: Divulgação